terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

La Vineria de Gualterio Bolivar

Antes de viajar sempre fazemos uma lista de prováveis lugares e restaurantes para conhecer. Pesquisando na internet descobrimos o  La Vineria de Gualterio Bolivar.

O restaurante é considerado um dos mais "inventivos"de Buenos Aires e fica escondido em um quarteirão pouco atraente, fora do centro turístico de San Telmo.

A primeira impressão não é boa. Ficamos inicialmente na dúvida se valeria a pena ou não. Como tínhamos visto muitos elogios ao que realmente interessa (comida e bebida) resolvemos entrar.

Fachada do Restaurante

Internamente é simples, é até certo ponto charmoso e aconchegante, fazendo com que a expectativa em torno da comida que será servida aumente bastante.


O menu degustação do Chef Alejandro Diglio, é cheio de espumas,  azeite de oliva em diferentes texturas: em pó, congelado e sob a forma de manteiga, ou seja, coisas bem no estilo "cozinha molecular". 

Além disso toda a carta de vinhos está disponível em taças, permitindo uma harmonização da comida com a bebida. Escolhemos um menu de 9 passos. Vejam alguns pratos:


No início  vem a surpresa: Entrada - Frutos Secos, Flores, Ervas com Manteiga de Azeite. Isso mesmo, manteiga de azeite. Ponto para a criatividade do Chef.



Lata com Calamares (Lulas) em molho de conserva.  Gostei do prato, mas não achei tão interessante como os outros. A conserva é um chá temperado. Flávia Odiou!


Mar e Montanha | A Montanha é o Ravioli de Carne de Cordeiro. Prato muito bom! Assim que o garçon nos serviu, fiquei curioso para saber o porquê do nome do prato... Não demorou para descobrir a resposta! 


A cada novo prato uma grata surpresa. O Mar é um chá que é colocado depois, dando um sabor muito especial ao prato.

Carrilera com quinoa.


Chegou a hora das sobremesas, cada uma melhor que a outra. Gelatina de chá, espumas e muita coisa gostosa!










La Vineria de Gualterio Bolívar
Bolivar, 865 - San Telmo
Buenos Aires
Fone: (54 11) 4361.4709
www.lavineriadegualteriobolivar.com
Todos os cartões








segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Almoço - Família Zuccardi

Quando saímos da Achaval Ferrer já era perto das 12h. Fomos almoçar no restaurante da Família Zuccardi. Chegando lá optamos pelo menu harmonizado de 6 passos:

Papillote de tomates cerejas com perfume de água de rosas.
Espumante Santa Júlia


Raviole com espuma de queijo de cabra, salsa, pimenta calabreza e azeite de oliva.
Santa Julia Chardonnay Reserva


Carne assada em crosta de ervas, purê de couve-flor, amêndoa e baunilha, canelone de salsicha crocante  e flor de abobrinha.
Zuccardi Serie A Malbec

Mouse de vinho meio amargo


Sangria branca com caviar de melão.


Timbal de Chocolate, cerejas, sorvete de vinho Malbec e morangos liofilizados
Malamado Viognier Zuccardi- Vinho Doce Fortificado

O almoço foi muito bom, bem agradável regado a bons vinhos, boa companhia e bom papo, uma harmonização difícil de bater! Terminamos o almoço lá para as 15h, e fomos tirar um cochilo para repor as energias...

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Visita - Vinícola Achaval Ferrer - Mendoza

Antes da viagem, fizemos uma pesquisa para saber quais eram os melhores vinhos argentinos produzidos na região de Mendoza.

Como ouvimos falar muito bem da Achaval Ferrer, fomos fazer um tour e degustação dos seus vinhos.

Fundada em 1998, a Achaval Ferrer é uma bodega pequena.Os principais vinhos dessa vinícola são: Finca Altamira, Finca Mirador, Finca Bella Vista e o Quimera.



Esses vinhos são produzidos a partir de vinhedos de diferentes altitudes. O Finca Altamira, situado em La Consulta a 1.050m; o Finca Bella Vista, vinhedo em Perdriel a 980m que circunda a bodega; e o mais recente, o Finca Mirador, localizado em Medrano a 700m de altitude.


Outra curiosidade é que os rótulos desses vinhos ostentam os nomes dos vinhedos, assim como muitos vinhos europeus, e não das variedades de uva, como é comum no Novo Mundo.

Degustamos o Quimera 2007, Finca Mirador 2007 e o Finca Altamira 2008, além de um vinho de sobremesa excepcional.



A revista especializada Wine&Spirits escolheu a Achaval Ferrer como a Bodega do Ano 2009.

O Achaval Ferrer Finca Mirador Malbec 2006 foi Eleito pelo livro “Decorchados” o melhor tinto Argentino de 2009.


Na lista dos Top Ranked Malbecs Argentinos na sua edição de 15/12/2009 a revista Wine Spectator traz:

Achaval Ferrer Finca Altamira 2007, 95 pontos
Achaval Ferrer Finca Bela Vista 2007, 95 pontos
Achaval Ferrer Finca Mirador 2007, 94 pontos



A Achaval Ferrer fica na Calle Cobos, 2601, Pedriel, Lujan de Cuyo.

Primeira Noite em Mendoza

Para a primeira noite escolhemos o restaurante Azafran. É um restaurante bem famoso em Mendoza. Não tínhamos feito reserva, ligamos e terminamos conseguindo uma mesa. Como ficava bem perto do hotel, fomos andando, procurando conhecer as redondezas.



O restaurante é uma mistura de adega e daqueles armazéns antigos que vendiam temperos, compotas etc. Achei bem decorado e aconchegante. Tínhamos duas opções: Mesas  na calçada ou dentro do restaurante. Como estava muito quente (um mormaço enorme) preferimos na parte de dentro. 



Pedimos de entrada um Trio de Empanadas(especialidade da casa)  e Antepasto com pãezinhos e queijos.  Como prato principal pedimos Filé com purê de espinafre e salsa e Atum selado com lagostinos. Para escolher o vinho fui até a adega do restaurante e lá com a ajuda do sommelier escolhi um Zucardi Q Malbec 2007. Para sobremesa foi um Creme brulée de dolce de leite com arroz doce - dividido (para não engordar) :) .



Azafran
Sarmiento 765 | Belgrano and Perú, Mendoza, Argentina
Tel: 261 429 4200